quarta-feira, 28 de abril de 2010

MAIS AFINAL O QUE FAZEMOS NO PROJOVEM ???


No Projovem de Igaracy os adolescentes têm a oportunidade de participar de atividades sócio-educativas durante os encontros na semana, sendo que essas atividades são coordenadas por um orientador social, eles se reunem nos coletivos que são formados por 25 jovens em contraturno escolar. As temáticas trabalhadas vão desde a convivência social e o mundo do trabalho, até a participação cidadã. Ainda contamos com oficinas de esporte e lazer, música, dança, artesanato que são conduzidas por um oficineiro.


As ações socioeducativas do Projovem Adolescente apresentam-se em duas modalidades distintas, a saber:

Encontros
São definidos como espaços de pesquisa, estudo, reflexão, debates, ação e experimentação, a partir de temas transversais como direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer. Além disso, os encontros são uma oportunidade para avaliação e sistematização da participação dos jovens no Serviço Socioeducativo;

Oficinas
São definidas como espaços de promoção e acesso à cultura, ao esporte e a práticas lúdicas, estimulando a criatividade, contribuindo para a integração dos temas trabalhados e para o compromisso dos jovens com o Serviço.

BATE-PAPOS E PALESTRAS SOBRE VARIADOS TEMAS



Periodicamente ralizamos Palestras sobre os mais variados temas, princinpalmente aqueles que afligem a cabecinha dos jovens, tais como, sexualidade, drogas, mercado de trabalho e muitos outros. Esses assuntos são tratados de maneiras lúdica e divertida aqui em nosso ProJovem. além disso realizamos quinzenalmente o CineProjovem , onde eles assistem um filme sobre determinado tema, que logo em seguida será colocado em debate num gostoso bate-papo, regado à muita pipoca e refrigerante.


OFICINA DE ARTES



O objetivo dessa oficina é descobrir todo o potencial criativo do aluno, para isso os participantes realizam lindos trabalhos, seja através da pintura e desenho, usando reciclagem, etç, também relacionar-se com o mundo através do desenho e de outras formas de expressão artísticas. Estamos programando para esse ciclo pintura em tecido, pintura em telha ,em cabaça, pintura em garrafa pet, Origami e artesanato com jornal.



PARTICIPE DAS OFICINAS DE ARTES E MOSTRE TODA A SUA CRIATIVIDADE COMO ESTES ALUNOS AQUI:





No começo são apenas traços e riscos complicados...





. ..Que se transformam em lindos trabalhos no final


AS TELAS PINTADAS PELOS ALUNOS DO PROJOVEM FICAM EXPOSTAS NA CASA DA FAMÍLIA


Trabalhos feitos pelos alunos do projovem para a natal do cras. conduzidos pelo Orientador Social Bira


OFICINA DE DANÇA E TEATRO



Na Oficina de dança os jovens sempre começam meio tímidos, mas depois de um certo tempo apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos tímidez, mais auto-confiança, mas vontade de encontrar os amigos e sair para a balada. A dança também ajuda os jovens a perderem a vergonha nas apresentações. Além de ser um hobby divertido, dançar é no fundo também um exercício físico que faz muito bem a saúde.

Com muitos ensaios e muita pesistência, depois de um certo tempo até os mais desajeitados já fazem bonito.

terça-feira, 27 de abril de 2010

MINI CURSOS DO PROJOVEM

aqui no ProJovem para os alunos periodicamente são oferecidos mini-cursos, com o objetivo de colocá-los em contato com alguma profissoão e assimilar esse conhecimento, estamos programado para esse ano os cursos de, maquiagem, bijouteria, macânica de motos etç, além de palestras com profissionais de deversas áreas, que servi de encentivo pra os jovens planejarem a carreira.

CURSO DE SERIGRAFIA :











OFICINA DE MÚSICA (VIOLÃO)


Na Oficina de música (violão) o participantes aprendem o passo a passo como tocar violão, os acordes e os ritmos tais como, valsa, balada, sertanejo, pagode, Vanerão e xote, a música também proporciona ao aluno: o relacionamento interpessoal, Auto Estima, aprender a ouvir, e a criatividade.Alias também é um ótimo passatempo.




Os nossos Violeiros dão um show à parte em qualquer apresentação


.

OFICINA DE ESPORTE:

O principal objetivo da Oficina de esporte desenvolvido no ProJovem são as atividades formativas que contribuam com a formação integral dos alunos, Sempre respeitando os limites de cada um, inserimos os adolescentes no esporte de forma proveitosa, tendo em vista a prática nos aspectos morais, ético e recreativo, fazendo com que o aluno se sinta bem ao praticá-lo. As atividades esportivas oferecidas nesta oficina são: futsal masculino e feminino,futebol de campo, handebol e voleibol, esse ano ainda vamos implementar o Basquete.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA OFICINA DE ESPORTES:



Estimular práticas esportivas sadias, e ao mesmo dando-lhes oportunidades e buscando a inclusão e equidade social por meio do esporte.



Na Oficina da esporte nossos adolesecentes estão tendo a oportunidade de mostrar todo o potencial esportivo, antes alguns deles nunca tinha praticado nenhuma modalidade de esporte.



domingo, 25 de abril de 2010

CRAS de Igaracy promove confraternização entre os usuários e funcionários.



Com o objetivo de promover uma confraternização entre os grupos participantes do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social- a Secretaria de Ação Social realizou em dezembro um grande encontro de gerações.Estiveram presentes os grupos de gestantes, de Idosos, crianças e ainda a todos os funcionários da pasta.
O CRAS oferece os serviços continuados de proteção social básica de assistência social as famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade Social. A confraternização veio ao encontro do nosso objetivo maior que é fortalecer os vínculos com todos os grupos assistidos.




Foi realizado o tradicional "amigo secreto"com troca de presentes, abraços e desejos de muitas felicidades...

Encontro de gerações: crianças, idosos, gestantes e funcionários da Ação Social, em uma tarde bastante especial para todos nós...


Foi oferecido "comes e bebes"para que todos os presentes se sentissem bem aconhidos e recepcionados.

A equipe do ProJovem Adolescente estava presente juntamente com os demais funcionários da pasta : assistentes sociais, psicóloga, CRAS, equipe do Bolsa Família e a secretaria de Ação Social D. Hilda Lucas.


sábado, 24 de abril de 2010

ABERTURA DO PROJOVEM 2010

Amigos e familiares lotaram o Igasclube para prestigiar a abertura do ProJovem 2010,
com a presença de toda a equipe da Secretaria de Ação Social.
jovens do programa realizaram uma bonita homenagem à nosso município.

Em janeiro centenas de pessoas lotaram o Igasclube para prestigiar a abertura das atividades do ProJovem para o ano de 2010 a maioria eram amigos e familiares dos jovens participantes. Estavam presentes toda a equipe da Secretaria de Ação Social do município, na oportunidade a coordenadora de programas sociais de Igaracy, Juliana Diniz , palestrou sobre a importância do programa para as famílias ali presentes e o quanto ele tem revelado o talento de nossos jovens. A secretária de Ação Social Hilda Lucas fez a entrega simbólica do kit ProJovem, formado por camisa, boné, bolsa e um tênis, que iram padronizar cada um dos participantes dos 8 coletivos. Em seguida o público pode conferir uma apresentação realizada pelos alunos do ProJovem , que fez homenagem à nosso município com uma dança indígena.

ATIVIDADES DE 2009 SÃO ENCERRADAS COM CONFRATERNIZAÇÃO NO IGASCLUBE




A secretaria de Ação Social realizou no mês de dezembro de 2009 uma confraternização com os alunos do Programa ProJovem , a comemoração serviu para mostrar que vale a pena investir nos jovens de Igaracy, pois os mesmos tem se mostrado muito interessados no programa e também como forma de incentivo a participarem das oficinas e encontros no decorrer do ano de 2010, pois é investindo nos jovens que se pode diminuir a maioria dos problemas sociais existentes em nosso país

.

A Equipe do Projovem de Igaracy (Orientadores e Instrutores), se empenharam ao máximo para que os jovens se sentissem privilegiados nesse dia. A confraternização do ProJovem aconteceu no Igasclube, durante toda a manhã , com torneio de futebol de campo, banho de piscina , muita música e uma deliciosa feijoada. CONFIRA





Galerinha do ProJovem de divertindo muito nesse dia



Participantes dos coletivos reunidos




Torneio de campo masculino e feminino.



Meninas fazendo pose






Nossa Equipe de Orientadores e Instrutores do ProJovem se
empenharam ao maximo .



terça-feira, 20 de abril de 2010


DIA 15 DE MAIO VAMOS TODOS PRESTIGIAR MAIS ESSE BELÍSSIMO
EVENTO QUE A GALERA DO PROJOVEM ESTAR ORGANIZANDO

PROJOVEM INICIA ATIVIDADES 2010, COM NOVIDADES

juventude ativa do ProJovem Igaracy
O Projeto Projovem Adolescente após o recesso de fim de ano, voltou as atividades socioeducativas depois de realizar as inscrições para aqueles que desejam participar do projeto em 2010.Em nosso município serão atendidos cerca de 200 adolescentes de 15 à 17 anos divididos em 8 coletivos nos turnos manhã, tarde e noite. O PROJOVEM ADOLESCENTE e realizado pela Secretaria de Ação Social e visa o desenvolvimento integral dos jovens, através de atividades socioeducativas que tem desenvolvido momentos de reflexão e construção de novos conhecimentos através de palestras, oficinas e encontros.Nossas atividades são realizadas no CRAS (casa da família) no mercado novo ( PETI) e uma novidade para esse ano e que teremos atividades no Clube local da cidade que conta com quadra esportiva, piscina e ainda dispõe de amplo espaço. Para esse ano vamos realizar ainda a nossa I GINCANA CULTURAL , teremos também novos cursos de orientação vocacional e a implantação da Oficina de Informática.

PROJOVEM ADOLESCENTE DE IGARACY LANÇA SEU BLOG NA INTERNET




É COM IMENSO PRAZER QUE ESTAMOS COLOCANDO NO AR , O BLOG DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE IGARACY-PB, TRABALHO COMO ORIENTADOR SOCIAL NO PROJETO
E PRETENDO USAR ESSE ESPAÇO PARA COMPARTILHAR NOSSAS ATIVIDADES E SERVIR
DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE JOVENS, ORIENTADORES, FACILITADORES, COORDENADORES E COMUNIDADE, ALÉM DE SER UM INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES E DOS EVENTOS REALIZADOS COM OS COLETIVOS. NELE VOCÊ ENCONTRARÁ INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FOTOS DOS EVENTOS, TEXTOS EDUCATIVOS, ENTRE OUTROS. PARTICIPE E SINTA-SE A VONTADE PARA POSTAR COMENTÁRIOS E SUGESTÕES.
O NOSSO BLOG SERÁ CONSTATIMENTE ATUALIZADO

UM ABRAÇO !!!

BIRA: ORIENTADOR SOCIAL